“Não é o mais forte que sobrevive, mas o que melhor se adapta às mudanças.” (Charles Darwin)
Já faz alguns meses que estou com uma dor chata na região lombar. Daquelas que começam discretas, mas vão crescendo a ponto de incomodar até para amarrar o cadarço do tênis. No começo, como muita gente faz, tentei ignorar. Afinal, quem nunca pensou: “Ah, já, já passa…”? Mas não passou. E ali começou uma jornada que me fez olhar para algo que sustentamos o tempo todo e muitas vezes só damos atenção quando dói: a Coluna.
Apesar de manter uma rotina ativa, com academia e caminhadas regulares, descobri, após procurar atendimento médico, um probleminha na lombar. Em um grau, intermediário nem grave nem leve, mas o suficiente para me lembrar que a prevenção e o cuidado com o corpo não têm data para começar e muito menos para terminar.
Homens, principalmente, costumam ser reticentes em buscar ajuda médica. Mas o corpo fala e quando a coluna grita, é bom escutar, está se identificando né kkk. A verdade é que manter a saúde da coluna não é só questão de postura: envolve fortalecimento muscular, alongamento, alimentação adequada e, principalmente, atenção constante aos sinais do corpo. Há isso também serve para as mulheres heim kkkk!!!!
Práticas como o Pilates, a fisioterapia preventiva e os exercícios de fortalecimento do core (região do abdômen e lombar) têm sido grandes aliados na prevenção e tratamento de dores nas costas. E não pense que isso é só para atletas ou para quem está envelhecendo, cuidar da coluna é para todas as idades. Crianças com mochilas pesadas, jovens que passam horas no celular ou no computador, adultos que enfrentam longas jornadas de trabalho sentados, todos estão suscetíveis.
O mais importante é entender que buscar qualidade de vida passa por atitudes simples: se mexer se alimentar de forma adequada, dormir bem e, sim, procurar ajuda médica quando necessário. Inclusive, vale lembrar que o SUS oferece atendimento com clínico geral, encaminhamentos para fisioterapia, ortopedia e em muitos casos, até grupos de atividades físicas e reabilitação. Está ao nosso alcance, basta procurar, inclusive temos tudo isso aqui em Mairiporã.
Reflexão – Cuidar da coluna é, literalmente, sustentar o bem-estar do corpo. Não perca tempo, aquela dorzinha chata, aquele deixa para depois não dá mais né, bora fazer um acordo comigo? Segunda-feira dia internacional de começar as coisas, quero te ver se mexendo e indo atrás da sua melhora, do médico, da academia ou do novo exercício, vamos começar … quero só ver kkkk que a dor se transforme em aprendizado. E que cada passo, seja na caminhada, na academia, no trabalho, enfim no dia a dia, se transforme em um movimento consciente de amor-próprio e cuidado.
Raphael Blanes é Servidor Público Municipal, formado em Gestão em Saúde Pública, Técnico em Vigilância em Saúde com ênfase no Combate às Endemias, especialista em Gestão Hospitalar, graduando em Filosofia e Psicologia. Instagram: @raphaelblanes Email: blanes.med@gmail.com.