Baixa adesão à vacina da poliomielite acende alerta de autoridades

Na semana passada o Governo de São Paulo prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil) até o final de junho para os 645 municípios. Dados do Ministério da Saúde revelam que até a última terça-feira (18), apenas 14,73% das crianças que integram o público alvo no Estado foram vacinadas.

Em Mairiporã, a adesão também está baixa. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a meta é vacinar 4.408 crianças na faixa etária estabelecida, mas até agora foram vacinadas 703 crianças, o que representa 15,9% da população alvo.

Os dados são alarmantes segundo os especialistas em saúde,  pois a queda da cobertura vacinal, no Brasil, principalmente contra a pólio, vem ocorrendo desde 2015, tendo uma ligeira alta no ano passado, de acordo com o levantamento do Ministério da Saúde.

Com esses números, há grande possibilidade de a pólio voltar a circular no País e adoecer as crianças, que podem sofrer sequelas motoras permanentes. (Lúcia Helena/CJ – Foto: Fernando Frazão/ABR)