ATÉ o fechamento desta edição, na noite de ontem, a Justiça Eleitoral já havia negado o pedido de registro de candidatura de 28 postulantes às 13 cadeiras da Câmara Municipal. O levantamento foi feito pela reportagem no final da tarde de ontem, com informações do sistema de divulgação de candidaturas da Justiça Eleitoral.
O prazo estipulado para o julgamento de todos os pedidos de registro pelas instâncias ordinárias terminou no dia 12 último, porém há casos aguardando julgamento. Ou seja, a lista poderá ser menor.
Os indeferimentos se dão por motivos diversos, que vão desde a Lei da Ficha Limpa até a falta de documentos. Dois candidatos apresentaram renúncia e um veio a falecer. Os partidos com candidatos indeferidos são: DEM (1), PEN (1), PR (1), PROS (1), PTdoB (1), PT (1), PCdoB (2), PP (2), PHS (4), PRB (4), PSC (4) e PSOL (6).
Recursos – Todos os partidos que tem candidatos indeferidos disseram que já recorreram da decisão da Justiça Eleitoral, pois para muitos pequenos detalhes impediram a aprovação dos nomens. Em alguns casos, houve falta de documentação, o que já teria sido providenciado.
A expectativa dos candidatos e dos líderes partidários é a de que todos estejam liberados nas próximas horas.
Total – O número de candidatos a vereador, que até o último dia 12, prazo final para registro, era de 253, subiu para 261, muito próximo do total de 2012, que foi de 264. Nas urnas, essa total dependerá das decisões que vieram a ser proferidas pela Justiça Eleitoral.
Fonte: ovale