Arteris espera 1,3 milhão de veiculos na Fernão Dias para o feriado de 15 de novembro

OS MOTORISTAS que pretendem viajar neste feriado prolongado de Proclamação da República podem contar com o suporte da concessionária Arteris Fernão Dias – que administra a BR-381 entre Contagem/MG e Guarulhos/SP. A concessionária realiza operação especial para atender o aumento da demanda entre os dias 11 e 15 de novembro, período em que o fluxo médio estimado por praça deve chegar a 28,5 mil veículos por dia. Entre os dias 11 e 15 de novembro, a Arteris Fernão Dias espera cerca de 1,3 milhão de veículos, um aumento de 15% no tráfego da rodovia.

Na saída do feriado, o horário de pico previsto é das 17h às 22h de sexta-feira (11), e das 08h às 14h do sábado (12). Já no retorno, o fluxo deve se concentrar na terça-feira (15), entre as 14h e 22h.

Para os motoristas, a concessionária reforça o pedido de atenção para direção defensiva, respeito aos limites de velocidade, uso do cinto de segurança e atenção para a distância adequada entre os carros para evitar acidentes.

Operação Especial – A operação especial da concessionária tem como objetivo providenciar o atendimento eficiente às ocorrências – como problemas mecânicos, interferências na pista, acidentes e assistência pré-hospitalar, restabelecendo a condição original de operação.

Para isso, a operação é coordenada a partir do Centro de Controle e Segurança Operacional – CCSO em Pouso Alegre/MG. O CCSO conta com suporte de 334 câmeras de monitoramento e faz o acionamento de recursos (veículos e equipamentos) alocados nas 12 bases operacionais ao longo do trecho. Para essa época, veículos adicionais também são colocados de sobreaviso para acionamento.

Pedágios – Na rodovia Fernão Dias, a tarifa básica de R$ 2,70 é cobrada nas oito praças de pedágio, em ambos os sentidos. O motorista deve programar a viagem, listando as praças de pedágio no trajeto para saber quais serão seus gastos com tarifas e evitar o menor tempo de manuseio com o dinheiro. O site da Arteris Fernão Dias traz todas as informações sobre localizações e valores. A concessionária ainda indica que, sempre que possível, o motorista utilize as cabines de cobrança automática para agilizar o percurso e evitar o contato com o papel-moeda. Vale lembrar que as cabines de pedágio da Arteris Fernão Dias aceitam pagamentos com cartões de débito.

Créditio:

A operação especial da Artetis visa providenciar atendimento eficiente às ocorrências

Crédito:

Arteris/Divulgação