Após as vendas de Natal, que foram consideradas bem abaixo das expectativas, o comércio em geral e os shoppings já começaram as tradicionais liquidações de fim de ano. A previsão de aumento de 5% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado, não se confirmaram.
Segundo o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, a alta nas vendas foi de apenas 2,8% durante a Semana do Natal, em comparação com a principal data de consumo do ano passado.
Já na análise do fim de semana que antecedeu a data comemorativa em 2021, a alta foi de 4,2%, na comparação com o período correspondente do ano anterior. Em São Paulo, o índice sazonal também registrou alta de 3,8% na semana da data comemorativa, enquanto no fim de semana, a movimentação do comércio cresceu 5%.
O indicador tem como base uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Serasa Experian e leva em conta apenas o varejo físico. Foram consideradas as consultas realizadas no período de 18 a 24 de dezembro de 2021 e comparadas ao mesmo período de 2020.
Para o fim de semana que antecede o Natal, foram consideradas as consultas realizadas no período de 17 a 19 de dezembro de 2021 e comparadas às do período de 18 a 20 de dezembro de 2020.
Liquidações – Alternativa do comércio para faturar e ampliar um pouco as vendas, a tradicional liquidação já começou em muitas lojas, com a conhecida “queima de estoque”, com destaque para as lojas de eletroeletrônicos e eletrodomésticos.
Dependendo do produto, são oferecidos descontos que podem chegar a 70%, e todos os setores aderem: roupas e calçados; perfumaria e presentes em geral. (Da Redação – Ilustração: Shutterstock)