Anjo Gabriel de portas abertas

Na gestão do prefeito Marcio Pampuri (2013/2016) foi construído o prédio com proposta de ser um hospital denominado Anjo Gabriel. Com a pandemia da Covid-19 o governo do Estado o utilizou como Hospital de Campanha naquele período. O atual governo do prefeito Aladim recuperou o prédio e no último sábado (4) abriu as portas do Anjo Gabriel para atendimento à população.

A saúde municipal passa a atender urgência e emergência de pacientes com idade acima de 16 anos nesse novo espaço, que conta com centro cirúrgico para executar pequenas cirurgias invasivas, mutirões de cataratas entre outros. Com exames de endoscopia, colonoscopia e exames laboratoriais, bem como exames de imagem: raio-x, eletrocardiograma, ultrassonografia e tomografia e com sistema tecnológico moderno na recepção e salas de triagens para avalições de classificação de risco com duas salas disponíveis. E também espaço adequado para pequenas interversões como suturas, gessos, inalações e curativos, além de atendimento ortopédico e gineco-obstetrícia, farmácia com medicamentos e insumos e, também,35 leitos equipados para atendimento de internações.

Os pacientes abaixo de 16 anos continuarão sendo atendidos no Pronto Atendimento no Nossa Senhora do Desterro. A maternidade regional no complexo do Hospital Estadual Dr. Albano da Franca Rocha Sobrinho, em Franco da Rocha, passará a atender os partos que hoje são realizados em Caieiras.

O governo municipal está buscando junto ao governo estadual paulista e ao governo federal recursos para ampliar o leque de atendimento do Anjo Gabriel como instalação de UTI e ampliação do atendimento no centro cirúrgico. Com esses aportes financeiros o Anjo Gabriel busca credenciamento de atendimentos de média e alta complexidades que hoje são de responsabilidade regional, conforme preconiza o SUS.

 

Essio Minozzi Jr. licenciado em Matemática e Pedagogia, Pós-Graduado em Gestão Educacional – UNICAMP e Ciências e Técnicas de Governo – FUNDAP, foi vereador e secretário da Educação de Mairiporã.