Aluguel de automóveis cresce nos últimos 5 anos e mostra tendência

Uma nova tendência parece ter vindo para ficar no mercado de automóveis: o aluguel. Nos últimos 5 anos, segundo dados divulgados em março último pela ABLA (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis), esse segmento obteve um crescimento de 13%, com destaque para os resultados do ano passado.

Por outro lado, a venda de carros diminui em meio à pandemia, informação que segundo a Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), se confirmou entre dezembro de 2021 e janeiro deste ano, com queda de 38,9%.

Segundo o Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos de 2022, a frota total de veículos para locação no Brasil aumentou de 709.033 em 2017 para 1.136.517 em 2021. Em 2020, o setor registrava 1.007.221 unidades.

A queda na venda de automóveis e a popularização de empregos por aplicativo (como os de viagens e entregas) também abriu espaço para maior locação de carros e compra de motos, mudando o foco do consumidor no mercado automobilístico.

Para a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), a retração das vendas tem relação direta com a pandemia da Covid-19 e também pela falta de peças para a produção do setor, o que acarretou até mesmo filas em concessionárias. (Da Redação – Foto: Torsten Dettlaff/Pexels)