Altas temperaturas: El Niño e ações antrópicas

Diante desse calor insuportável que vem impactando o Brasil e boa parte do mundo tropical, causado pela presença de uma grande massa de ar seco elevando os termômetros aos 40° C, ou mais acima, indica os efeitos do El Niño, do aquecimento global consequência de ações antrópicas.

“O El Niño é um fenômeno atmosférico e oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical. Pode perturbar o clima regional e global, alterando os padrões de ventos globais, modificando o regime de chuvas em baixas e médias latitudes.” 1

As ações realizadas pelos homens no planeta desde o início da civilização altera o meio em que vive. Ações que afetam o meio ambiente são denominadas antrópicas ao causarem a poluição do ar, os desmatamentos, as queimadas, as extinções de espécies, a degradação ambiental e a superpopulação, que além de representarem grandes ameças ao meio ambiente colocam em vulnerabilidade as espécies humanas entre outras.

O desmatamento para a agricultura, as atividades industriais e as queimadas de combustíveis fósseis aumentam na atmosfera a concentração do CO2 gás carbônico, que é um composto químico gasoso que tem um papel significativo no efeito estufa – resultando em alterações climáticas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou, em 2012, que uma em cada nove mortes estavam relacionadas com doenças causadas por agentes cancerígenos e outros venenos presentes no ar.

O aquecimento global indica o aumento da temperatura do planeta considerando que esse aumento das médias térmicas é resultado  especialmente dessas ações de intervenção antrópica no meio ambiente, ou seja, provocada por humanos. Importante destacar que o aumento das temperaturas pode ocasionar o descongelamento das geleiras aumentando o nivel dos oceanos com consequências catastróficas em diversos locais do mundo.

Especialistas consideram que as ondas de calor e toda essa alteração climática devem ocorrer até maio de 2024, no entanto, o pior período começa agora em novembro de 2023 e deve avançar até janeiro e meados de fevereiro de 2024.

Cientistas, após testes recentes e menos perigosos, descobriram que a temperatura máxima que humanos podem suportar é de 127°C, por 20 minutos, sendo o suor o grande responsável pelos humanos suportarem altas temperaturas.

Cabe destacar que no último dia 14 de setembro, a Organização Mundial de Meteorologia – OMM  reconheceu oficialmente que o deserto californiano, no Vale da Morte-California-EUA, já atingiu 134° Fahrenheit, o equivalente a 56,7° C, como o local mais quente do mundo.

No Brasil o município de Oeiras no Piauí vem apresentando as maiores temperaturas com previsão de temperatura de 40°C, no dia de hoje, sexta feira (17), no domingo (19) a previsão é de 44°C.

https://www.google.com/search?q=El+Ninho

 

Essio Minozzi Jr. licenciado em Matemática e Pedagogia, Pós-Graduado em Gestão Educacional – UNICAMP e Ciências e Técnicas de Governo – FUNDAP, foi vereador e secretário da Educação de Mairiporã.