Alesp vai plantar 20 mil mudas de árvores e compensar emissão de gases

Ao todo 20 mil mudas de árvores serão plantadas pela Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) em parques estaduais até o final de 2022. A iniciativa, parte do programa de sustentabilidade Alesp Preserva, compensará o carbono (CO²) emitido pelos funcionários do Legislativo nos últimos três anos.

O dióxido de carbono ou CO² é proveniente da queima de combustíveis fósseis, como carvão e petróleo, e de queimadas e desmatamentos. É o principal gás do efeito estufa (GEE) e o que mais contribui para as mudanças climáticas.

Para o plano de compensação, a Alesp realizou um levantamento para identificar o volume de CO² emitido pelos funcionários e visitantes da Casa, levando em consideração deslocamento, tipo de transporte e combustível utilizado, consumo de energia elétrica e resíduos gerados.

O resultado do levantamento que quantificou os gases emitidos entre os anos de 2020 e 2021 apontou uma emissão de 1.763,3 toneladas de CO2 advindas de atividades relacionadas à Assembleia Legislativa. (Alesp – Foto: Agência Alesp)