Os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2024, ou seja, nascidos em 2006, devem fazer o alistamento militar até 30 de junho. O alistamento poderá ser feito online ou presencialmente. No primeiro caso, é feito através do site ou pelo endereço do Governo Federal, mediante a inserção do número do cadastro de pessoa física (CPF) para convalidação dos dados junto à Receita Federal. Após o alistamento, deve ser impresso o CAM (Certificado de Alistamento Militar).
Na segunda forma, basta ir diretamente à junta de serviço militar de Mairiporã, que funciona no prédio da Central Agiliza, no Paço Municipal (Alameda Tibiriçá, 374), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. O alistamento é gratuito, porém no caso de dispensa de cumprimento do serviço será cobrada uma taxa de emissão do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).
Documentos – Importante frisar que, após se alistar online, o cidadão deverá comparecer à Junta militar de Mairiporã até a data de 30 de junho de 2024, para apresentar a documentação de validação das informações. Os documentos obrigatórios para o alistamento são: RG (original e cópia); CPF (original e cópia); Comprovante de residência (original e cópia); E-mail e número de celular com SMS válido.
Multas – Já os alistamentos dos cidadãos da classe de anteriores, aqueles alistados fora do prazo, deverão se dirigir à junta de serviço militar para realização do alistamento de forma presencial. Importante lembrar de que o Alistamento Militar é obrigatório, cujo descumprimento pode acarretar contratempos para o cidadão. Entre os quais não poder retirar passaporte, ingressar no serviço público ou na iniciativa privada. Além disso, a norma prevê o pagamento de multas. (Da Redação)