Abastecimento de água para 22 milhões na Grande SP tem potência que supera Fórmula 1

A Sabesp opera diariamente algumas das estruturas mais potentes do país para garantir o abastecimento de água de 22 milhões de habitantes na região metropolitana de São Paulo. Suas estações elevatórias são responsáveis por movimentar grandes volumes de água e vencer desníveis significativos. As estações funcionam com uma potência que supera, com folga, carros de corrida da Fórmula 1 — referência quando o assunto é desempenho e força.

A maior e mais potente das estações elevatórias da Sabesp está no Sistema Cantareira: a Estação Elevatória de Água Bruta Santa Inês, que opera com cerca de 60.000 cavalos de potência – o equivalente à força conjunta de 60 carros de Fórmula 1. É essa “Ferrari” da Sabesp que ajuda a garantir segurança hídrica para a maior metrópole da América do Sul, bombeando cerca de 33 mil litros de água por segundo em uma altura de 120 metros – o que equivale a um prédio de 40 andares.

A água que vem das represas do sistema, localizadas perto da divisa com Minas Gerais, precisa ser bombeada para “subir” a serra da Cantareira e chegar à represa Águas Claras. A partir daí, ela desce por gravidade para a Estação de Tratamento de Água Guaraú, na zona norte da capital. Por fim, essa água é distribuída e chega às torneiras de milhões de pessoas. (Da Redação – Foto: Sabesp/Divulgação)