OS ELEITORES escolheram no dia 15 de novembro do ano passado, os vereadores que passaram a fazer parte da nova composição legislativa em 1º de janeiro, com mandato até dezembro de 2024. Foram 7 novos eleitos e 6 que conseguiram a reeleição.
A expectativa é que essa nova configuração parlamentar possa dar a Mairiporã as respostas aos problemas que a cidade coleciona de muitos anos e que se mostre independente, como forma de ajudar o novo prefeito a governar. Também espera-se que o comportamento de cada edil seja outro e que a forma de legislar deixe de lado as milhares de indicações (que são as mesmas de todos os anos), requerimentos e moções, modus operandi ‘confortável’ aos vereadores de mostrar trabalho.
O que se almeja é que projetos sejam propostos e discutidos, que os problemas sejam debatidos com amplitude, que a sociedade seja convidada a participar das discussões e que em plenário, seja deixado de lado os ‘salamaleques e os parabéns aos colegas’, forma absurda de dizer que o vereador se preocupa com a cidade.
MESA DIRETORA
Ricardo Messias Barbosa (PSDB), nascido em Mairiporã, 43 anos, formado em Direito, ocupa a presidência por mais um biênio (2021/2022), eleito para um segundo mandato.
Eliomar da Silva Oliveira (Republicanos), nasceu em Petrolina (PE), 50 anos, formado em Letras e pós-graduado em Psicologia. Atuou na Polícia Militar durante 30 anos. Primeiro mandato.
Nilber Rosemberg Ladeia de Souza (PL), nascido em Espinosa (MG), 43 anos, nível superior, empresário, eleito para o primeiro mandato, ocupará o cargo de segundo secretário.
Juvenildo de Oliveira Dantas (PSDB), nascido em Poções (BA), 45 anos, formado em Educação Física, cumpre o seu terceiro mandato e 2º secretário da Mesa em 209/2020.
José Correia da Silva Neto (PSDB), natural de Codó (MA), 45 anos, técnico em administração de empresas, foi subprefeito de Terra Preta em 2017/2018. Vai cumprir o primeiro mandato.
Marco Antônio Ribeiro dos Santos (PSD), natural de Mairiporã (SP), 64 anos, é o ‘decano’ da Câmara, eleito para o quinto mandato consecutivo. Foi presidente em 2017/2018.
M. de Oliveira (PSD), natural de Guarulhos (SP), 42 anos, formado em Arquitetura e Urbanismo, exerce o quarto mandato tendo sido presidente em 2016/2017. É o 1º secretário.
Leila Aparecida Ravázio (PSB), natural de Ibitinga (SP), foi professora e diretora escolar e secretária municipal de Educação em Mairiporã e Francisco Morato. Eleita pela primeira vez.
Fernando Rachas Ribeiro (PSB), nasceu em São Paulo, 41 anos, formado em Fisioterapia, reeleito para cumprir o segundo mandato. Não chegou a terminar o primeiro, gestão 2017/2020.
Fernando César Brilha Brandão (DEM), nascido em Guarulhos, 44 anos, publicitário, presidiu o Conselho Municipal de Turismo, eleito para cumprir o primeiro mandato.
Doriedson Freitas (REDE), nasceu em Mairiporã, 44 anos, formado em Letras e Gestão e Controle Social das Políticas Públicas. Segundo mandato, vice-presidência da Mesa.
Valdeci Fernandes (Republicanos), natural de Abatiá (PR), 51 anos, comerciante, duas vezes o vereador mais votado. Está em seu terceiro mandato, conhecido como Valdeci América.
Rubens Alves (PL), nasceu em Guarulhos, 51 anos, bacharel em Direito e 2º Tenente da Reserva da Polícia Militar. Conhecido por Sargento Rubão, está em seu primeiro mandato.