Comerciantes e lojistas devem contratar 13% a mais de funcionários temporários no fim deste ano em comparação com o período de Natal de 2018. A estimativa é de comerciantes ouvidos pela reportagem no decorrer da semana.
A pouco mais de 100 dias para o Natal, período com maior volume de vendas registrado pelo comércio brasileiro, comerciantes afirmam que lojas de grande porte na cidade, responsáveis pela maior parte das vagas temporárias, estão otimistas e devem começar a contratar em breve. “Os empresários estão com expectativas muito boas, já negociam com os fornecedores as mercadorias para o Natal, e eles já começam a pensar no funcionário temporário”, expõe. Os contratos temporários possuem duração de três meses e, devido à proximidade com o Natal, já em outubro a seleção e contratação devem se iniciar, o que permite desde já uma projeção sobre a abertura de vagas no mercado de trabalho.
O percentual de aumento estipulado é feito com base em estudo realizado pela Associação Brasileira do Trabalho Temporário.
No ano passado as contratações temporárias em Mairiporã foram menores se comparadas ao período pré-crise econômica, em 2014. Mas em relação a 2017, foi um pouco melhor.
Com filiais de grandes magazines, o comerciante de Mairiporã acredita que as vendas de final de ano (sem computar aquelas do Black-Friday) vão ser superiores ao do Natal do ano passado. A mesma expectativa se verifica entre os supermercadistas.