EM APENAS um semestre (janeiro a junho deste ano) as ruas de Mairiporã tiveram um incremento de 716 veículos em circulação, que inclui os novos e os que vieram transferidos de outras cidades. Em dezembro do ano passado a cidade contabilizava 52.010 unidades. Até junho último, a frota do município já somava 52.726 veículos automotores, ante 51.193 nos primeiros seis meses do ano passado, o que corresponde a um crescimento de 2,99%.
Os carros ainda são os que mais rodam na cidade, com um total de 32.600, seguido pelas motocicletas, que já somam 8.147. Juntos respondem por 76% do total.
Com esses números a proporção entre os habitantes e a frota em circulação (taxa de motorização), passou de 1,98 veículo para cada morador, registrado em 2017, para 1,86, ou seja, bem próxima de alcançar a média de um veículo para cada habitante nos próximos três anos.
Recente levantamento realizado pela Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran/ SP), aponta que pouco mais da metade dos veículos registrados nos municípios paulistas (50,93%) tem menos de dez anos uso. Já os veículos com mais de trinta anos de fabricação, representam cerca de 11% da frota.
Tendência – O aumento no número de veículos nas ruas é um problema que não se restringe a Mairiporã, mas abrange a maior parte das cidades. Além do crescimento natural da população, a própria economia tem impulsionado esses números, devido aos incentivos e facilidades para a aquisição de veículos, que se reflete nas ruas congestionadas e no esgotamento da vias de tráfego urbano. Esse mesmo incentivo não é dado ao transporte coletivo, com a redução de tarifas e melhorias no sistema. Os gestores municipais, no entanto, devem dar atenção especial aos motociclistas, que estão em número cada vez maior nas ruas, devido ao menor custo para compra em relação aos demais meios de transporte.
Mobilidade – Mairiporã tem sérios problemas de mobilidade urbana e o aumento rápido na frota tem sido um dos principais fatores. Adequar a malha viária ao contingente de veículos é um desafio para os próximos anos, assim como um plano eficiente que possa minorar o dia a dia de pedestres e motoristas.
Região – Mairiporã é a segunda cidade com a maior frota na região. A primeira é Franco da Rocha, com 57.203 veículos. Em terceiro aparece Francisco Morato, com 50.194, depois Caieiras, com 45.794 e Cajamar, com 43.219. Juntos, os cinco municípios tem quase 250 mil veículos (249.136).