Conselho

Há quem acredite naquele velho ditado que diz que se conselho fosse bom, a gente não dava, vendia. Eu acredito que se o conselho tivesse um preço, ele não deveria ser tão alto assim.
Afinal, o conselho consegue ser algo a mais do que um simples pitaco? E qual o valor de um pitaco? Aqui, é importante diferenciar conselho de opinião. Opinião é quando alguém diz algo com um base teórica, com algum conhecimento, com referências de experiências vividas. Já o conselho é simplesmente uma análise pessoal que emitimos quando outra pessoa passa por algum problema.
Isso tudo não significa que o conselho não tem o seu valor. É claro que ouvir o que o outro tem a dizer pode ser de grande ajuda uma solução, para decidir o que fazer em determinada situação. Mas a verdade é que ninguém segue um conselho se ele já não for aquilo que a pessoa ia fazer antes de pedi-lo. Por isso, não é difícil ver o conselho se tornando um estresse, tanto para o aconselhado, quanto para o aconselhador. Não é chato quando acontece de uma pessoa que te pediu um conselho fazer exatamente o oposto do que foi aconselhado?
Portanto, não seria melhor começarmos a levar os conselhos menos como ordens de como agir e mais como opções, pontos de vista?
Quer um conselho?
Procure as respostas para as questões dentro da sua própria cabeça.