Programa Saúde na Escola leva ações às unidades de ensino de municipal

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realiza mais uma edição do Programa Saúde na Escola (PSE), iniciativa que integra as duas áreas com o objetivo de promover a qualidade de vida e o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes da rede pública.

As atividades tiveram início no mês de maio e seguem até o dia 30 de junho, prazo estabelecido pelo Ministério da Saúde para o registro das ações realizadas no sistema nacional do programa.

Durante o período, equipes de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias Saúde da Família (ESFs), responsáveis pelos territórios atendidos, visitam as unidades escolares para desenvolver diversas ações de promoção e prevenção em saúde. Entre elas estão a pesagem e aferição de medidas antropométricas, realizadas em conjunto com nutricionistas da alimentação escolar, atualização das cadernetas de vacinação, avaliação em saúde bucal e atividades educativas.

Outro destaque do programa é o trabalho desenvolvido pela equipe de Vigilância em Saúde Ambiental, que orienta estudantes e profissionais da educação sobre a prevenção das arboviroses, com foco especial no combate à dengue, além de fornecer informações importantes sobre a prevenção de acidentes envolvendo escorpiões.

Unidades – As ações do Programa Saúde na Escola ocorrem nas seguintes unidades de ensino do município: CEM Maria Terezinha Rocha Chamma – ação realizada em 15 de maio pela ESF Selma Guaraciaba (ESF Fernão Dias); EM Profª Katsuko Shimura – ação realizada em 25 de maio pela ESF Pinheiral; CEM Luiz Antônio Pereira – ação realizada em 16 de junho pela ESF Jardim Pereira; Creche EM Anadir Vicentina Silvério Puga – ação realizada em 18 de junho pela ESF Jardim Pereira; EM Sebastião Francisco da Costa (Tio Basteco) – ação realizada em 22 de junho pela UBS Antônio da Silva (ESF Capoavinha II); CEM Profª Silvia Maria Piunti Garcia – ação realizada em 23 de junho pela UBS Emilio Lattari; CEM Sumico Maeda Yanase – realizada em 25 de junho pela ESF Rio Acima; CEM Ermelinda Rampini da Silva – ação programada para 26 de junho pela UBS Amadeu Mendes; Creche EM Ana Lúcia Loesch Gouveia Oliveira – ação programada para 26 de junho pela UBS Amadeu Mendes; EM Maria da Glória Galrão Petransan (Tia Glórinha) – ação prevista para 29 ou 30 de junho pela UBS Antônio da Silva (ESF Capoavinha II); CEM Prefeito Antônio Silvério Aiacyda (Tia Laura) – ação programada para 30 de junho pela UBS Emilio Lattari; e CEM Nair Monteiro Arnoni – ação programada para 30 de junho pela UBS Cantareira.

A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com a promoção da saúde desde a infância, aproximando os serviços de saúde da comunidade na formação de hábitos saudáveis, a prevenção de doenças e o acompanhamento integral dos estudantes. (Da Redação – Foto: Divulgação)