Iniciado o maior projeto de hidrômetros inteligentes do mundo, reforçando o uso consciente da água

A Sabesp iniciou o projeto para a substituição de 4,4 milhões de hidrômetros por modelos inteligentes nas cidades de São Paulo e São José dos Campos. Em um contexto marcado por chuvas abaixo da média, estiagem prolongada e níveis reduzidos nos mananciais, os novos hidrômetros utilizam tecnologia de ponta para transmitir os dados de consumo de forma ágil e segura, permitindo que os clientes acompanhem o uso da água de hora em hora, diretamente pelo aplicativo da Sabesp.

A iniciativa faz parte da renovação gradual dos medidores de água, com a substituição de equipamentos antigos por modelos mais modernos e tecnológicos, e integra a estratégia da Companhia para enfrentar problemas históricos de infraestrutura e avançar com soluções definitivas, promovendo uma gestão cada vez mais criteriosa e eficiente da água.

A modernização dos hidrômetros contribui para a redução de perdas e permite que os clientes tenham um acompanhamento mais preciso do consumo.

A substituição dos hidrômetros por aparelhos novos não gera qualquer custo ao consumidor. Caso o cliente observe alteração no valor da conta após a troca do medidor, a Sabesp orienta que entre em contato por meio de seus canais de atendimento. Sempre que necessário, equipes técnicas realizam vistorias nos imóveis para verificar eventuais ocorrências que possam impactar a medição, garantindo a correta aferição do consumo.

Os clientes poderão acompanhar diariamente o consumo de água pelo aplicativo da Sabesp, com dados detalhados hora a hora do volume utilizado no dia anterior. A iniciativa fortalece o controle sobre o uso do recurso, facilita a identificação rápida de desperdícios e estimula práticas mais eficientes, especialmente no atual contexto de escassez hídrica. Os novos equipamentos também dispõem de sistema de alarme antifurto, que é acionado automaticamente em caso de tentativa de violação do medidor.

Benefícios – Entre os benefícios diretos para o cliente estão: -Acompanhamento preciso do consumo, com informações atualizadas de hora em hora pelo aplicativo da Sabesp; – Detecção ágil de possíveis vazamentos internos, evitando desperdícios e aumentos inesperados na conta. Os moradores poderão identificar rapidamente um vazamento dentro do imóvel e corrigi-lo, sem precisar aguardar a chegada da fatura; – Alertas de consumo elevado, com notificações por WhatsApp, aplicativo ou e-mail quando o uso estiver fora do padrão habitual, promovendo o uso consciente; – Eliminação da necessidade de entrada do leiturista no imóvel; – Redução de erros de leitura manual ou de faturamento pela média em casos de dificuldade de acesso ao hidrômetro; – Possibilidade de autoatendimento digital, permitindo ao cliente gerar sua própria fatura, acompanhar o consumo e solicitar serviços pelo aplicativo e Combate a furtos, com emissão de alerta imediato em caso de deslocamento do equipamento.

O projeto permitirá ainda à Sabesp implantar áreas de macromedição, criando um mapa inteligente da distribuição de água. Com a instalação de grandes medidores conectados ao longo do sistema, será possível acompanhar todo o consumo – desde a saída das Estações de Tratamento de Água (ETAs) até a chegada às redes que abastecem cada região. (Da Redação – Foto: Sabesp/Divulgação)