Mairiporã tem aumento de 34,8% nos casos de estupro de vulnerável

O número de casos de estupro de vulnerável – crimes praticados contra pessoas que não têm meios ou condições de se defender, como crianças, adolescentes e pessoas com deficiência – voltou a crescer em Mairiporã em 2025. Entre janeiro e outubro, foram registrados 23 casos, contra 15 no mesmo período de 2024, um aumento de 34,8%.
No total, o município contabiliza 34 ocorrências de estupro em 2025, sendo que 67,6% delas (quase sete em cada dez) envolvem vítimas vulneráveis. Trata-se do maior volume já registrado pela série histórica da Secretaria da Segurança Pública (SSP), iniciada em 2007. Apenas 2014 apresentou número semelhante, com 33 casos nos dez primeiros meses do ano.
Na região composta por Mairiporã, Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato e Cajamar, o cenário é distinto: houve uma queda de 19,1% nos registros de estupro. O total passou de 199 casos em 2024 para 161 em 2025.
Apesar da redução regional, os indicadores mostram que a violência sexual segue em alta especialmente em Mairiporã e continua atingindo majoritariamente meninas e mulheres, que são as principais vítimas. O avanço desse tipo de crime reforça o desafio das forças de segurança e a necessidade de políticas públicas de prevenção, proteção às vítimas e responsabilização dos agressores. (Cláudio Cipriani/CJ – Foto: Pixabay)