Mairiporã registrou 365 pessoas presas entre janeiro e outubro de 2025, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP). Desse total, 230 foram detidas em flagrante e 135 por meio de mandados judiciais. Entre menores de idade, foram 10 apreendidos em flagrante e outros 6 por mandado.
O levantamento integra o painel de Produtividade Policial da SSP, que monitora mensalmente o desempenho das corporações em todo o Estado.
Pela legislação brasileira, há distinção entre “preso” e “apreendido”. O termo preso se aplica a maiores de 18 anos, que respondem criminalmente e são encaminhados ao sistema prisional. Já apreendido refere-se a adolescentes autores de atos infracionais, sujeitos a medidas socioeducativas, como internação, liberdade assistida ou prestação de serviços à comunidade.
Drogas – Entre janeiro e outubro, o combate ao tráfico foi uma das frentes mais atuantes das forças de segurança. No período, Mairiporã registrou 109 ocorrências relacionadas a entorpecentes, sendo 12 por porte, 89 por tráfico e 39 por apreensão de drogas.
Em comparação com igual período de 2024, quando foram registrados 88 casos, houve aumento de 19,3% na produtividade.
Também foram apreendidas 26 armas de fogo, em ações envolvendo uso em crimes ou porte ilegal.
Os flagrantes lavrados somaram 201, e 967 inquéritos policiais foram instaurados – uma média de 96 por mês – abrangendo desde crimes complexos até delitos de menor potencial ofensivo.
No mesmo período, 90 veículos foram recuperados em operações integradas das Polícias Civil e Militar e da Guarda Municipal, com apoio do sistema de câmeras de monitoramento.
Segundo a SSP-SP, a produtividade policial é um dos pilares para fortalecer o sistema de segurança pública no Estado. (Juarez César/CJ)