Contribuinte de Mairiporã leva menos tempo trabalhado para pagar mais impostos

IMPOSTÔMETRO
A 45 dias do final do ano, os mairiporanenses já desembolsaram R$ 92,4 milhões em impostos, valor 8,9% superior ao registrado no mesmo período de 2024, quando a arrecadação somou R$ 84,2 milhões.
Os dados são do Impostômetro, ferramenta criada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) que mede, em tempo real, o total de tributos pagos pela população brasileira.
O cálculo considera todas as contribuições federais, estaduais e municipais. Para estimar o montante pago pelo contribuinte, o Impostômetro soma as Receitas Correntes dos municípios – incluindo arrecadações de tributos locais como IPTU, ISS, ITBI, taxas e previdências municipais, além de multas e transferências constitucionais da União e do Estado, bem como outras receitas não tributárias (como patrimoniais e industriais).
De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), cada cidadão de Mairiporã precisou de menos tempo trabalhado neste ano para quitar seus compromissos tributários. O marco atingido agora, em 14 de novembro, só foi alcançado em 15 de dezembro do ano passado – o que significa que o contribuinte local pagou mais impostos em menos tempo.
O aumento na arrecadação reflete, segundo analistas, uma combinação de crescimento da atividade econômica, inflação acumulada e melhor desempenho na cobrança de tributos municipais, como IPTU e ISS. Esse resultado tende a fortalecer as receitas públicas do município e ampliar a capacidade de investimento da Prefeitura em áreas essenciais, como infraestrutura, saúde e educação, embora também evidencie o peso crescente da carga tributária sobre o contribuinte. (Juarez César/CJ)