Depois do mês dedicado ao combate ao câncer de mama, o “Outubro Rosa”, chegou a vez do Novembro Azul, campanha que destaca a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O momento é de reforçar a prevenção e, quando necessário, buscar tratamento eficaz desde o início.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens no Brasil, ficando atrás apenas dos tumores de pele. A doença atinge principalmente a terceira idade – cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Somente no ano passado, foram identificados mais de 60 mil novos casos.
A enfermidade ocorre quando as células da próstata, glândula responsável, junto com as vesículas seminais, pela produção do esperma, começam a se multiplicar de forma desordenada. Como forma de prevenção, é recomendado que todos os homens a partir dos 40 anos realizem o exame de toque retal. Quando descoberta em fase inicial, a doença apresenta alta chance de cura e baixa mortalidade.
O câncer de próstata pode demorar a se manifestar, o que reforça a necessidade de exames preventivos regulares. O diagnóstico precoce é a principal arma para evitar que o problema seja descoberto em estágio avançado e potencialmente fatal. (Juarez César/CJ – Foto: Pixabay)