O mês de novembro se aproxima e com ele um dos eventos mais aguardados pelos consumidores: a Black Friday, que se transformou em uma das raras oportunidades para quem deseja ir às compras e gastar menos. Por outro lado, também é um grande risco para quem confunde desconto com ‘gastar mais’, sem se planejar.
Em parceria com o Opinion Box, a Serasa divulgou esta semana uma nova pesquisa sobre a relação consumidor/Black Friday, e nela mostra que 72% dos brasileiros afirmam se planejar financeiramente para as compras, enquanto 23% já foram além do limite do cartão de crédito em edições anteriores e 12% garantem se endividar ao buscar os descontos.
Sobre aqueles mais cautelosos, o levantamento revela que 42% dizem que vão aproveitar a data, e o preço segue como o principal fator de decisão para 41%.
Produtos de tecnologia seguem na liderança dos consumidores, e 41% deles pretendem comprar eletrônicos como celulares, TVs e computadores, enquanto 35% vão optar por eletrodomésticos, e 32% e 25% vão realizar, respectivamente, pagamento ou parcelamento de dívidas.
Onde comprar – Os sites de e-commerce seguem como o principal canal para aproveitar as ofertas (47%), com lojas físicas (44%) e aplicativos de lojas e marketplaces (28%) logo atrás. Sobre a forma de pagamento mais utilizada durante a Black Friday, 44% afirmam utilizar o cartão de crédito para parcelar, 34% irão pagar com pix, 10% crédito à vista, boleto (8%), débito online (3%) e 1% afirmaram utilizar outros métodos. (Lúcia Helena/CJ)