Funções e objetivos do Atendimento Educacional Especializado

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço da educação especial que visa garantir a inclusão de alunos com deficiências, Transtorno do Espectro Autista (TEA), altas habilidades/superdotação, entre outras, na escola regular com alunos de inclusão. Esse profissional contribui identificando, elaborando e organizando estratégias e recursos pedagógicos para remover barreiras levando os alunos de inclusão à sua plena participação e aprendizagem.
Ele atua como um apoio complementar ou suplementar ao ensino regular, normalmente oferecido no contra turno em salas de recursos multifuncionais, quando a rede escolar disponibiliza tais salas, e requer a colaboração entre o profissional do AEE e o professor da sala regular, da família e da comunidade escolar para promover a autonomia do aluno e desenvolvendo a cultura de uma educação inclusiva.
O AEE deve identificar e remover obstáculos que impedem a participação e a aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais específicas. Deve auxilia os alunos a desenvolverem habilidades e competências para atuarem de forma mais independente e participativa. O AEE desenvolve e disponibiliza materiais, adotando métodos e estratégias pedagógicas e as acessibilidades adaptadas às necessidades de cada aluno.
Ao apoiar a inclusão, o AEE busca facilitar a participação e o aprendizado dos alunos no ambiente da sala de aula regular. O AEE é direcionado aos alunos que se enquadram no público-alvo da educação especial, ou seja, aqueles com deficiência: física, intelectual ou sensorial, bem como o aluno com transtornos globais do desenvolvimento (TGD), o TEA e os de altas habilidades e superdotação que estão em escolas de inclusão, conforme já mencionado.
Na normalidade do dia a dia o AEE atua em parceria com o professor da sala comum, planejando ações conjuntas e com a colaboração dos pais e responsáveis, que é crucial para o sucesso do processo.
Mapear os obstáculos, sejam eles físicos, de comunicação, atitudinais ou tecnológicos, que dificultam a participação e a aprendizagem do aluno, também, é fundamental para desenvolver e disponibilizar recursos pedagógicos e de acessibilidade para superar as barreiras identificadas.
Por isso, a especialidade e o conhecimento em sua formação fazem a diferença na atuação e desempenho do AEE. O trabalho visando o desenvolvimento da autonomia e independência do aluno na escola e na vida. Complementar o conteúdo da sala de aula comum para reforçar a aprendizagem, especialmente para alunos com dificuldades.
Em sua articulação na escola o AEE deve estar integrado ao seu Projeto Político-Pedagógico (PPP) buscando garantir que todos os alunos possam participar ativamente e se desenvolverem num ambiente escolar diversificado, ajudando professores a desenvolverem práticas pedagógicas mais inclusivas e beneficiando toda a comunidade escolar.
O AEE contribui para a construção de uma sociedade que reconhece e valoriza as diferenças individuais. O AEE é um pilar da educação inclusiva ao criar um ambiente escolar mais acessível e receptivo para todos, reconhecendo e valorizando a diversidade como um alicerce para a construção da identidade pessoal e social de cada estudante.

Essio Minozzi Jr. licenciado em Matemática e Pedagogia, Pós-Graduado em Gestão Educacional – UNICAMP e Ciências e Técnicas de Governo – FUNDAP, foi vereador e secretário da Educação de Mairiporã.