Chuva não deu as caras em Mairiporã no mês de agosto

Nenhuma gota de chuva caiu sobre Mairiporã durante agosto último, segundo os institutos de meteorologia. A média histórica era de 35 milímetros. Foi o mês mais seco dos últimos nove anos. Ainda segundo os institutos, o mês foi extremamente seco, resultado da atuação de massas de ar que impediram a chegada de frentes frias à Região Metropolitana de São Paulo.
Anteriormente, o mês de agosto tão seco foi registrado em 2016, quando também não houve registro de chuva.
A estiagem agravou o déficit hídrico não só no município, mas em todas as cidades atendidas pela Sabesp.
Agosto também foi marcado por contrastes de temperaturas. No dia 22, os termômetros marcaram a maior máxima do inverno, com 31,5 graus. Já em 10 de agosto, fez a 6 graus, a segunda menor mínima do ano, devido à entrada de uma massa de ar polar.
O Instituto Climatempo destacou que a falta de frentes frias e a presença constante de ar seco impediram a formação de nuvens de chuva, o que favoreceu a propagação de queimadas em várias regiões do Estado, e também em Mairiporã.
Com a chegada da Primavera em 22 de setembro, às 15h19, os modelos climáticos indicam que as chuvas devem ficar próximas da média no Sudeste. No entanto, para o Estado de São Paulo, a previsão é de temperaturas acima do normal em todo o território. (Lúcia Helena/CJ)