Neste domingo (31) o grupo ‘Contadores de Mentira’ realizará uma apresentação performática em sua sede, em Mairiporã, para festejar seus 30 anos de trajetória.
O grupo, hoje residente na Bacia do Juquery, reunirá diversos artistas de variadas linguagens numa grande performance que ocupará a sala teatral e também partes do parque onde estão instalados.
Serão mais de 40 artistas, pessoas que fazem parte da história do grupo e novos parceiros e parceiras criados em sua cidade atual. Dançarinos/as, cantores/as, músicos, atrizes, atores, mestres/as e brincantes populares compõem a grande encenação que terá início às 15h, no Teatro Contadores de Mentira.
O ato performático é um rito de festejo que celebra a longa caminhada do grupo, reconhecida como uma trajetória de resistência e de muita pesquisa em linguagem.
A apresentação será única, e terá uma duração de aproximadamente 5 horas, e nela o público e todas as pessoas envolvidas terão uma experiência imersiva em arte, comida, dança, bebida, cantos e rezas serão elementos basilares do ato celebrativo. Todos e todas em comunhão, o teatro criando um grande momento de rito para valorar o tempo vivido, os caminhos percorridos e as parcerias encontradas. Uma obra teatral entrelaçada com a vida real, poesia, beleza e partilha respirando ares de comunidade.
É uma obra em comunidade, com a diversidade de existências, miradas e formas de estar no mundo.
Outra vez os Contadores convocam toda a gente para uma festa poética para firmar desejos de futuro e a força do presente.
Artistas das cidades de Mairiporã, São Paulo, Suzano, Mogi das Cruzes, Guararema e São José dos Campos farão parte deste festejo que abrirá os portais da nova idade do grupo.
A obra traz o nome de Ebó, palavra da língua yorùbá falada na África Ocidental. A palavra é um conceito dentro das religiões de matriz africana que de maneira simplificada, pode significar “oferenda”, “entrega”, “limpeza” e entoa pedidos de equilíbrio, gratidão, bem-estar. (Da Redação – Foto: Divulgação)