Em seis meses, indústria foi quem mais gerou empregos no município

O setor industrial contribuiu significativamente para a geração de empregos em Mairiporã no primeiro semestre. O saldo positivo total foi de 117 vagas, que representam 35% do total de postos criados, segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
De janeiro a junho foram quatro meses com saldos positivos, o que não ocorria nos últimos dois anos. A maioria dos 2.079 estabelecimentos industriais fez mais contratações do que dispensas no período. Ao todo, a indústria local abriu 1.375 postos e fechou 1.258, mantendo um estoque de 4.981 trabalhadores com carteira assinada, variação relativa de 2,41%.
Setor que mais emprega na cidade, Serviços manteve saldo positivo, mas bem abaixo do esperado, com 100 vagas abertas, levando em conta os 6.894 estabelecimentos existentes. O estoque é o maior dentre os cinco setores, com 6.788 empregados.
O Comércio, por seu turno, fechou o semestre com 77 novas contratações, resultado que só melhorou nos últimos três meses. Mairiporã possui 2.499 estabelecimentos comerciais e um estoque de 4.229 trabalhadores formais.
A Construção civil também teve um bom desempenho, com 43 vagas, aumentando o seu estoque para 525, enquanto a Agropecuária terminou o semestre com saldo negativo de 3 vagas, e estoque de 23 empregos formais, mas a cidade não tem tradição nessa área.
Do total de vagas abertas de janeiro a junho deste ano, o Caged indica que foram contratados muito mais homens que mulheres. A maioria tem de 18 a 24 anos, seguidos de 30 a 39 anos, com ensino médio completo e superior completo. (Wagner Azevedo/CJ – Foto: Pixabay)