Número de homicídios em seis meses iguala o total de todo o ano passado

Se mais da metade das cidades do Estado não registrou casos de homicídio doloso no primeiro semestre deste ano, Mairiporã fugiu à regra e em junho último teve mais um caso. No total, em seis meses do ano corrente, o total desse tipo de crime, em que há intenção de matar, chegou a 6, igual à totalidade do que ocorreu em todo o ano passado.
Os números são da Secretaria Estadual de Segurança do Estado de São Paulo.
Outro tipo de homicídio, o culposo por acidente de trânsito, de janeiro a junho somou 10 mortes, resultado um pouco inferior aos mesmos seis meses de 2024, quando houve o registro de 12 casos. Os números, para uma cidade do porte de Mairiporã são considerados altos.
Em relação às tentativas de homicídio, houve aumento de 100%. Nos seis primeiros meses do ano passado, foram 3 casos, e este ano, já somam 6.
Estupro – Outro crime hediondo, o estupro, continua a escalada de alta no município, há muitos anos. O aumento na comparação entre os dois períodos (2024 – 2025), houve aumento de 46,7%, passando de 15 casos para 22 no primeiro semestre deste ano.
As pessoas vulneráveis, ou seja, as que não tem condições e meios para se defender, são as maiores vítimas desse tipo de crime. No ano passado foram 11 os registros, e 15 no ano em curso. (Juarez César/CJ)