QUEM sonha com feriados prolongados, aqueles em que os dias de descanso são mais longos, vai se frustrar com o calendário do segundo semestre. Descansar ou viajar não vai ser tão convidativo.
A maior concentração de feriados este ano se verificou no primeiro semestre, e a partir deste mês muitos feriados caem justamente no final ou no meio da semana, impossibilitando ampliar os dias de folga.
No Estado de São Paulo os únicos feriados previstos são o dia 9 de Julho, próxima quarta-feira, quando é comemorado o Dia da Revolução Constitucionalista, e 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, que cai numa quinta-feira, este sim, uma possibilidade de prolongamento. Em se tratando de Mairiporã, no dia 15 de setembro a celebração é para a padroeira da cidade, Nossa Senhora do Desterro, o que de certa forma será um feriado esticado, pois cai numa segunda-feira.
Três feriados nacionais caem num domingo, 7 de Setembro (Independência do Brasil), 12 de Outubro (Nossa Senhora Aparecida) e 2 de Novembro (Finados), e outro no sábado, 15 de Novembro (Proclamação da República). E finalmente o Natal, 25 de Dezembro, uma quinta-feira.
Em se tratando de pontos facultativos, apenas um (sem contar as vésperas de Natal e Ano Novo) está no calendário: 28 de Outubro, uma terça-feira, Dia do Servidor Público. Neste caso, apenas as repartições terão a chance de emendar a data com o final de semana anterior.