A APOSENTADA Joana Rodrigues Barros, de Mairiporã, já sabe o que vai fazer com a antecipação do 13º salário deste ano: adiantar o pagamento das contas e comprar os presentes dos netinhos. “Já vou pagar o seguro do carro e da casa e comprar os mimos para meus netinhos”, destaca.
Ela compõe o grupo de 30 milhões de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que terá direito a antecipação da primeira parcela do décimo terceiro anunciada pelo governo federal.
O depósito será realizado entre os dias 27 de agosto e 10 de setembro. A segunda metade, correspondente à diferença entre o valor total do abono anual e o valor da parcela antecipada, será paga em novembro. A tabela de pagamento dos beneficiários pode ser consultada no www.inss.gov.br.
Segundo o órgão, estima-se que a antecipação irá injetar na economia aproximadamente R$ 20,6 bilhões. Aposentados e pensionistas, em sua maioria, receberão 50% do valor do benefício. A exceção é para quem passou a receber o benefício de depois de janeiro de 2018. Nesse caso, o valor será calculado proporcionalmente.
Tem direito ao pagamento quem recebeu benefício previdenciário de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade durante o ano. No caso de auxílio-doença e salário-maternidade, o valor do abono anual será proporcional ao período recebido.