Dados obtidos pela reportagem junto ao Ministério da Saúde, mostram que desde o início da campanha de vacinação contra a gripe, em abril, foram aplicadas 6.233 doses, o que representa 14,5% da população, do total de 23.337 pessoas que fazem parte dos grupos prioritários.
A imunização está disponível para toda a população a partir dos seis meses de idade, mas a procura está muito distante dos 90% da meta estabelecida pelo Ministério.
De acordo com os números da Estratégia de Vacinação contra a Influenza, foram 2.779 doses em idosos, 503 em crianças, 114 em gestantes, 378 em pessoas com comorbidades, 119 professores, 10 puérperas, 837 trabalhadores da Saúde e 1.428 em outros grupos.
A vacina está disponível nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) com sala de vacinação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Além do público geral, têm prioridade crianças, idosos, gestantes, puérperas e pessoas com comorbidades, como diabetes, obesidade, doenças cardíacas e imunossupressão. É necessário apresentar documento com foto e carteira de vacinação.
As autoridades alertam para a importância da imunização, pois a chegada do frio aumenta o risco de doenças respiratórias, e a vacina é o meio mais eficaz de as pessoas se protegerem contra os sintomas graves das doenças. (Lúcia Helena/CJ – Foto: Pixabay)