Coluna do Correio

FRASE
“O homem que não é capaz de rir de si mesmo, não será capaz de fazer alguma coisa boa na vida.” (Silvio Santos, maior apresentador de TV do Brasil)

HOMEM PÚBLICO
Alguns interlocutores que têm conversado com o prefeito Aladim revelaram a esta coluna a postura franca e republicana do chefe do Executivo local, que ao contrário daqueles que duvidavam de um segundo mandato ainda melhor que o primeiro, o avaliam como um dos melhores não só do Estado, mas de todo o País. Para eles, Aladim tem uma visão da política em sua forma mais autêntica e sem demagogia, o que demonstra clareza sobre o papel do homem público, fato raro na política de uma Nação acostumada a escândalos e corrupção desenfreada. Seu posicionamento político e desprendimento faz com que, segundo os mesmos interlocutores, lamentemos ter apenas mais três anos e meio de mandato.

CORRIDA ELEITORAL (I)
Mesmo faltando ainda quase 4 anos para a próxima eleição municipal, com direito a uma eleição geral no meio (em 2026), grupos políticos locais se movimentam no complicado tabuleiro que é a política. O fim da reeleição e a possibilidade de seis anos para os próximos eleitos, mexeram com os ânimos de quem pretende ser candidato a prefeito. Dentre os muitos pretendentes, um nome se destaca, o do vereador Valdeci América, que nas últimas três eleições foi o vereador mais votado.
CORRIDA ELEITORAL (II)
Políticos que estavam à beira da aposentadoria e outros, que de algum tempo a esta data usavam garbosos pijamas, estão dispostos a retornar à cena eleitoral, bem como a ressuscitar legendas que ou estão esquecidas e que podem ser moradas dos que sonham com cargos eletivos.

PRÁTICA NOCIVA (I)
Alguns vereadores continuam com a prática nociva de engrossar ainda mais o desprestigiadíssimo Calendário Oficial do Município, verdadeira colcha de retalhos. Na falta de melhor entendimento do que seja legislar em prol da comunidade, perdem tempo e dinheiro do contribuinte com a ‘invenção’ de datas absurdas e temas que beiram o ridículo.
PRÁTICA NOCIVA (II)
A essa absurda situação criada no calendário, tem ainda aqueles que insistem em jogar mais lama naquela que deveria ser a maior honraria do município, o Título de Cidadão Mairiporanense. A farta distribuição, ao longo dos últimos quarenta anos, transformou o cobiçado pergaminho em um papel qualquer. Políticos de outras esferas governamentais que foram ‘agraciados’ com o título, sequer tiveram o trabalho de mandar buscá-los.
AUDIÊNCIAS
A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores definiu as datas de 2 e 9 de junho para realizar as audiências públicas para discussão da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). O documento estima, inicialmente, um orçamento de mais de R$ 620 milhões para o ano que vem.
TOLERÂNCIA ZERO
A exemplo do que vem ocorrendo em dezenas de cidades, o prefeito Aladim precisa enviar à Câmara um projeto de lei que determine tolerância zero para pichações e vandalismo, incluindo no texto e o cabeamento de internet soltos e dependurados em calçadas. É preciso punir exemplarmente os vândalos, pichadores e empresas de internet. Seria também importante que zeladorias da Prefeitura agissem com foco na limpeza, pintura e conservação de espaços públicos.
PROMESSÔMETRO
Levantamento minucioso realizado pela equipe de redação do Correio Juquery, sobre as promessas feitas pelo prefeito Aladim durante a campanha eleitoral de 2020, para o seu primeiro mandato, mostrou que ao final de 2024 foram cumpridas 79%. De um total de 94 promessas feitas pela chapa vencedora, 74 foram cumpridas integralmente.