LEVANTAMENTO inédito divulgado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) revelou que no Brasil uma criança é intoxicada no País a cada 40 minutos, por uso inadequado de medicamentos. As crianças até 4 anos são as que está mais expostas ao risco e deu ênfase ao impacto negativo desse problema na saúde dos mais jovens.
O estudo abordou os casos de abuso na medicação em pessoas de 0 a 19 anos, no período entre 1999 e 2016. Foram 245 mil casos de intoxicação segundo o Sistema Nacional de Informações Toxico-farmacológicas (Sintox). Isso representa uma média de 37 casos por dia, que nos últimos dezoito anos resultaram na morte de 240 pessoas, das quais 31 no Estado de São Paulo, segundo maior em incidência.
Crianças – O levantamento mostra que o risco de intoxicação é maior entre crianças, na faixa etária de 1 a 4 anos. Para a presidente da SBP, Luciana Rodrigues da Silva, mais da metade dos casos registrados referem-se a acidentes com crianças nessa faixa-etária, por serem naturalmente muito curiosas e colocam tudo na boca, o que faz parte do desenvolvimento. Outro fator é que os medicamentos da linha pediátrica possuem embalagens coloridas e cheirosas, que estimulam os sentidos da criança.
A forma mais eficiente de evitar o problema é não deixar medicação ao alcance dos mais jovens.
De acordo com o levantamento, o segundo grupo mais atingido foi o da faixa etária entre 14 e 19 anos, com 42.614 casos.