Aprovação de serviços digitais do Governo de SP chega a 96%

Levantamento da Fundação Seade revela que a inclusão digital tem desempenhado um papel fundamental na melhoria da vida dos paulistas. De acordo com a pesquisa, 40% da população do Estado de São Paulo já acessou serviços eletrônicos oferecidos pelo governo estadual por meio da internet, e 96% dos usuários aprovaram essa forma de atendimento.
A inclusão digital tem sido impulsionada pela oferta de diversos serviços públicos digitais do Governo de SP. Plataformas como o Poupatempo e o Detran-SP, por exemplo, permitem a emissão de documentos, renovação da CNH, licenciamento e transferência de veículos de forma rápida e eficiente.
Para o pesquisador da Fundação Seade, Irineu Barreto, a inclusão digital vai além da tecnologia. “É uma mudança cultural que foca o usuário dos serviços públicos”, afirma. Ele ressalta a importância de entender as barreiras que ainda impedem parte da população de utilizar os serviços digitais. “Conhecer o cidadão e suas dificuldades auxilia a tornar os serviços públicos mais próximos e acessíveis”, destaca.
A pesquisa também aponta desafios para melhorar o acesso aos serviços digitais. O uso dos serviços digitais é maior na Região Metropolitana de São Paulo do que no interior do estado, por exemplo, e é mais frequente entre homens com idades entre 30 e 44 anos, com níveis mais altos de escolaridade e renda familiar. Já entre os cidadãos de menor escolaridade e renda, o uso é reduzido – realidade atribuída pelo Seade à dificuldade no uso das tecnologias e ao acesso limitado a dispositivos adequados e à internet.
Entre os que não utilizam os canais digitais, 42% alegaram não ter necessidade dos serviços. Outros 25% disseram não conhecer ou não se interessar por essa modalidade de atendimento. A falta de acesso à internet foi mencionada por 18%, e 15% afirmaram desconhecer a existência dos serviços eletrônicos do governo.
Para a Fundação Seade, os dados reforçam a importância de políticas públicas que enfrentem as desigualdades de acesso e promovam o letramento digital, ampliando a acessibilidade e considerando as necessidades específicas dos usuários. (Da Redação)