Campanha de vacinação contra a gripe começa segunda-feira em Mairiporã

A CAMPANHA Nacional de vacinação contra a gripe terá início hoje (7), em Mairiporã e em outras milhares de cidades. Desde a semana passada o Ministério da saúde tem distribuído 35 milhões de doses, e a estratégia será mantida ao longo do ano e integrada ao Calendário Nacional de Vacinação.
Para este ano, três foram incluídos na vacinação obrigatória: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes e pessoas a partir de 60 anos, que passam a ter o imunizante contra a gripe como parte da rotina da vacinação.
A baixa adesão à campanha tem sido uma das preocupações do Ministério, que tem incentivado as prefeituras e divulgar maciçamente a importância da vacina contra o vírus Influenza. No ano passado, a cobertura vacinal do público prioritário foi de 48,8% na região Norte, e 55,1% nas demais regiões, números considerados baixos.
Mairiporã – O público-alvo a ser vacinado no município não foi divulgado oficialmente, mas deve repetir o número do ano passado, de 36.340 pessoas, divididas entre os grupos de idosos, crianças, gestantes, puérperas, professores, trabalhadores da Saúde, comorbidades, deficientes permanentes, povos indígenas e pessoas em situação de rua.
Locais – As doses são encontradas nas Unidades de Saúde dos bairros Centro, Terra Preta, Vila Machado, Jardim Fernão Dias, Pirucaia, Capoavinha I e II, Vila Arnoni, Jardim Pinheiral, Jardim Pereira (Terra Preta), São Vicente, Cantareira, Barreiro, Rio Acima, Mato Dentro, Lajota, Sol Nascente e Hortolândia.
Segundo as autoridades de Saúde, a vacina é segura para todos os grupos indicados. “As únicas exceções para precaução são pessoas com histórico de alergia grave em dose anterior da vacina influenza, e não há indicação para crianças menores de seis meses de idade”, afirmam. (Foto: Pixabay)