Em dois anos Hospital Anjo Gabriel registrou 284 mil atendimentos

No dia 4 de março último o Hospital de Clínicas Anjo Gabriel (HCAG) completou dois anos de avanços e conquistas. Inaugurado em 2023, mantém firme o propósito de oferecer atendimento humanizado e de excelência. O momento é propício para destacar a importância do hospital, que ao longo desses dois anos realizou cerca de 284 mil atendimentos, 88 mil atendimentos de urgência, 268 internações, 400 transferências em casos de alta complexidade, que necessitavam de cirurgias, e mais de 50 partos. Além dos atendimentos de colonoscopia (800 atendimentos) e endoscopia (250 atendimentos).
Os números impressionam porque mostram como era imperiosa a necessidade de um hospital que a cidade ganhou, como o Anjo Gabriel.
O HCAG priorizou por inovações através de treinamentos com o objetivo principal de proporcionar aos seus usuários qualidade, segurança e eficiência. O comprometimento em prestar uma assistência diferenciada está entre as prioridades, inclusive pelo trabalho que já tem sido realizado pela Comissão de Segurança do paciente na instituição.
Nossas enfermeiras Ana Paula Largueza Lapa de Moraes – responsável pela Educação Permanente, e Fabiola Campaner – responsável da CCIH do Hospital de Clínicas, foram inclusive convidadas a apresentar o I colóquio de educação permanente em segurança do paciente, servindo de modelo para a implementação das práticas de segurança dentro dos serviços de saúde do município.
Importante destacar que o hospital enfrentou em 2024 o pior dos desafios em toda sua trajetória: a pandemia de dengue, ultrapassando seu atendimento diário em 600 paciente por dia, alguns até de outros municípios. Foram dias de muita turbulência, mas o plano de enfrentamento deu certo e durante a pandemia o hospital manteve todo o atendimento de urgência e emergência, alcançando todas as metas contratadas para urgência. Outro fator importante é que não houve nenhum óbito por dengue no hospital.
Atualmente já são abordados com os colaboradores medidas e protocolo de contingência em casos de surto em 2025. O hospital mantém também um compromisso mensal em educação em saúde, em campanhas e em treinamentos para uma prática no cuidado mais efetiva, humanizada, de qualidade e de segurança. ((Salvador José/CJ – Foto: Divulgação)