Coluna do Correio

FRASE

“Uma nação que tenta prosperar à base de impostos é como um homem com os pés num balde tentando levantar-se puxando a alça”. (Winston Churchill, estadista inglês)

A PRIMEIRA

O início do ano legislativo, no próximo dia 4 de fevereiro, está cercado de muita expectativa por parte não só da classe política, mas também pela população. A nova composição eleita no ano passado tem condições de modernizar o desempenho dos senhores vereadores e dar uma cara nova à Câmara, cujo modus operandi é o mesmo de 40 anos atrás. Outro ponto positivo que pode colaborar com as mudanças é o fato do Poder Legislativo ser presidido, pela primeira vez em sua história, por uma mulher.

BASTIDORES

Outro fato que, neste momento, gera curiosidade, é como vão se comportar os vereadores que têm dito, abertamente, que pretendem disputar o Palácio Tibiriçá em 2028. Aparentemente, dos quatro nomes já colocados, dois estão alinhados com o gabinete do prefeito Aladim, o que pode, de certo modo, reduzir a tensão esperada no decorrer dos próximos meses.

COMISSÕES

Os vereadores se reúnem no final deste mês para definir as composições das Comissões Permanentes da Câmara. No total são 9 comissões, responsáveis por analisar e emitir pareceres em projetos: Obras e Serviços Públicos; Educação, Cultura e Esportes; Planejamento, Uso, Ocupação, Parcelamento do Solo e Meio Ambiente; Saúde e Assistência Social; Desenvolvimento Econômico e Turismo; Justiça, Legislação e Redação; Finanças e Orçamento; Pessoas com Deficiência e Segurança Pública e Mobilidade Urbana. Cada comissão é formada por um presidente, um vice-presidente, um secretário e um suplente.

DINHEIRO EXTRA

Os funcionários municipais da ativa vão receber, na terça-feira (28), um abono extra no valor de R$ 500,00. Essa prática foi criada em 2021 pelo prefeito Aladim, como forma de valorizar os servidores. Dois dias depois, 30 de janeiro, recebem os vencimentos relativos ao mês de janeiro.

PRORROGADO

O pagamento do IPTU 2025 com direito a 10% de desconto, que vencia no dia 20 deste mês, foi prorrogado para até 7 de fevereiro. Um respiro para os contribuintes que estão às voltas com material e matrícula escolares, seguro de veículo, IPVA, etc. Para quem optar pelo pagamento à vista no dia 20 de fevereiro, o desconto é um pouco menor, 5%.

REPERCUSSÃO

Continua repercutindo negativamente por toda a cidade a colocação do genro do ex-prefeito na área da Saúde. Sendo Procurador do Município, difícil compreender onde está agora. Os funcionários de toda a rede da Saúde seguem tecendo críticas exacerbadas. O desagrado é unânime.

 

ZELADORIA

Neste momento “Zeladoria” da Coluna, registramos descalabros que ocorrem em várias regiões da cidade, praticado por pessoas mal educadas, sem noção de higiene, falta de respeito ao próximo e a cidade, qual seja, depositam entulhos, móveis velhos, divisórias imprestáveis, etc sobre as calçadas e mesmo nas laterais da via pública.
O responsável pela zeladoria deve ficar mais atento e a fiscalização “tirar a bunda da cadeira” e fazer o seu dever de casa. Como disse o Satanás: “O diabo mora nos detalhes.”

PIX (OTE)

O governo Lula caminha para seu terceiro ano fazendo pixotagem. Com Janja, ou sem Janja, com ministros ou não, a saga do molusco em enfiar os pés no balde e tentar levantá-lo pela alça, não deve parar no caso do PIX, no qual o deputado Nicolas Ferreira, de Minas Gerais, descambou a Receita Federal, o “sinistro” da economia e o próprio presidente, ao gravar um vídeo explicando a pegadinha do PIX que poderia vir a ser taxado futuramente. A explicação do deputado foi tão minuciosa e convincente que alcançou 300 milhões de visualizações na internet. Diante de mais um fiasco, o molusco teve que recuar e readotar as normas que vigiam desde 2024. O PIX pode não ser taxado, mas que você, caro leitor, continua sendo monitorado, continua!

EM MARÇO

A economia do País está pegando fogo com as recentes medidas adotadas (e depois retiradas) do Governo Federal, porém esse tema já está sendo relegado a segundo plano, dando lugar às indicações brasileiras para a cerimônia do Oscar, comemoradas como se fossem a descoberta da pólvora. E assim vai ser até o domingo de Carnaval, quando os brasileiros vão ver, com direito à maciça convocação da Globo, a entrega dos troféus. Três dias depois, ou seja, na quarta-feira de cinzas, começa o ano de 2025 no Brasil.