Nesta quinta-feira (26), agentes das Defesas Civis de Mairiporã, Franco da Rocha e do Estado de São Paulo, realizaram um exercício simulado em que testaram um novo produto para o combate a incêndios.
Em uma área ampla de terra, nas proximidades do Estádio Municipal Laudemiro de Oliveira Nascimento, na rua Elias Pinheiro, foram montadas três pilhas de material vegetal inflamável, como folhas secas e galhos. Ateou-se fogo na primeira e foi extinto só com água, e o tempo para apagar foi cronometrado.
Na segunda, da mesma maneira, ateou-se fogo, mas este foi apagado com água com o aditivo diluído, e também cronometrado. O teste indicou que na primeira foram necessários quase 5 minutos para extinguir o fogo, e na segunda, cerca de 1 minuto e 45 segundos, ou seja, apenas um terço do tempo.
Na terceira pilha, metade do material foi encharcado com o aditivo e o fogo ateado na metade seca. Notou-se que o fogo não avançou sobre a metade encharcada, demonstrando assim a capacidade do produto.
Segundo o porta-voz da Defesa Civil do Estado de São Paulo, o Tenente, Maxwell de Souza, que coordenou o exercício, o aditivo se trata de um produto inicialmente criado como fertilizante agrícola, mas que em testes foram notadas propriedades antifogo quando diluído na água utilizada no combate à incêndios.
Presente ao teste esteve o prefeito em exercício, Wilson Sorriso, e registrado por uma emissora de TV e mídias institucionais do Estado e do município. (Da Reportagem – Foto: Diogo Brilha/PMM)