A região do Cimbaju, formada pelas cidades de Mairiporã, Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato e Cajamar, registrou queda de 26,7% no número de homicídio doloso no primeiro quadrimestre deste ano, na comparação com igual período do ano passado. Os dados são da Secretaria de Estado da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP). De janeiro a abril de 2024, foram registrados 11 casos, ante 15 nos quatro primeiros meses de 2023.
Neste ano, considerando o quadriênio, foram 4 casos em Franco da Rocha e 3 em Mairiporã, as duas cidades mais violentas nesse quesito, enquanto Morato e Caieiras tiveram 1 registro e Cajamar, 2. No ano passado, no mesmo intervalo de tempo, Mairiporã liderou com 7 homicídios, Francisco Morato teve 4, Franco da Rocha, 2 e Caieiras e Cajamar com 1 cada.
Mesmo com esses números, a região do Cimbaju tem um dos menores índices de homicídio doloso (quando há intenção de matar) no comparativo com outras regiões do Estado.
Roubos – Na soma de roubos em geral, de veículos e de carga, houve aumento de 6,3%, com 762 registros no ano passado e 813 este ano. Nos furtos (em geral e de veículos), também houve crescimento, mas em menor escala, de 0,6%, com 1.571 casos em 2023 e 1.580 no primeiro quadriênio do ano em curso. (Da Reportagem – Foto: Unsplash)