As inscrições para quem deseja atuar como mesário voluntário nas eleições municipais em outubro, estão abertas. Os interessados, no entanto, devem cumprir uma série de requisitos para estarem aptos à função.
Eleitor ou eleitora maior de 18 anos, com a situação regular na Justiça Eleitoral, pode se voluntariar para ser mesário. Existem três formas de se voluntariar: pelo e-Título, basta acessar o aplicativo e-Título, clicar em “Mais Opções”, depois em “Mesário voluntário” e confirmar a inscrição.
Através do Canal do Mesário, acessar o portal do Canal do Mesário, clicar em “Quero ser mesário” e seguir as instruções para preencher a ficha on-line diretamente no site do TRE da sua localidade e, por fim, entrar em contato diretamente com o cartório eleitoral em que está cadastrado como eleitor para se inscrever. Só é possível se candidatar como mesário voluntário para a zona eleitoral em quem tem cadastrado o seu título de eleitor.
Após a inscrição, o nome entrará para uma lista e, quando houver necessidade, o cartório fará a convocação.
Não podem se inscrever como mesários voluntários: candidatos e candidatas, assim como seus cônjuges e parentes até segundo grau; membros de diretórios de partidos políticos ou federações com função executiva; autoridades públicas; agentes policiais; ocupantes de cargos de confiança no Poder Executivo; e menores de 18 anos de idade.
Segundo informou a chefe do Cartório da 237ª Zona Eleitoral/Mairiporã, Célia Regina Fernandes Brito, entre voluntários e convocados serão 1.000 pessoas entre mesários e pessoal de apoio logístico.
O Cartório Eleitoral de Mairiporã fica na Rua Ipiranga, 84, centro. (Salvador José/CJ – Foto: Roberto Jayme/TSE)