FRASE
“O dinheiro não traz felicidade – para quem não sabe o que fazer com ele.” (Machado de Assis, maior escritor da literatura brasileira)
AGITADOS
Os partidos que pretendem lançar candidatos na eleição de outubro continuam a vivenciar dias agitados, principalmente no que diz respeito à formatação das chapas de candidatos a vereador. Como já dito neste espaço, há um troca-troca quase que diário nas listas, que dificilmente serão fechadas antes do início das convenções, em julho. Em todo esse imbróglio, tem de tudo: gente que não quer mais, outros que querem estar na lista definitiva, alguns que se dizem desafetos de outros prováveis candidatos, enfim, um cardápio variado e que, convenhamos, é preciso muito estômago para digerir.
NÚMEROS
Várias pesquisas sobre as eleições de outubro são dadas a conhecimento aqui e ali, mas nenhuma confiável. Longe disso. Todas, indistintamente, trazem números que muitos dos senhores vereadores não gostariam nem de tomar conhecimento. Além da pressão de tentar se manter no cargo, principalmente porque no ano que vem os subsídios vão ser superiores a R$ 12 mil/mês, o vereador ainda tem que conviver com o pesadelo das pesquisas e a dúvida cruel: acredita ou não nos resultados?
VICES
Até agora, a pouco mais de um mês das convenções, os candidatos a prefeito pela oposição (dois até agora) ainda não falaram sobre nomes para compor as chapas como postulantes a vice-prefeito. Tarefa inglória, que sempre tirou o sono dos partidos. Encontrar um nome que, ao menos, não retire votos do candidato a prefeito, é tarefa para poucos. O vice não precisa nem mesmo agregar votos, só não atrapalhar, já é uma ajuda e tanto.
SESSÕES
As sessões legislativas da Câmara de Mairiporã continuam sonolentas, sem pautas interessantes para a população, muito discurso sem conteúdo e indicações cujos teores são os mesmos há mais de 30 anos. Com a aproximação do pleito, a tendência é a coisa piorar.
QUE FIM LEVOU?
A contar de 2017 a esta data, nunca mais se ouviu falar das inúmeras CAR (Comissões de Assuntos Relevantes) formadas no Legislativo local. Algumas ainda tiveram o prazo prorrogado, porém nunca se soube, de fato, do que tratavam e que destino tiveram. Mais um expediente inócuo que, sabia-se antecipadamente, não daria em nada.
‘MERECIDAS’
Os senhores edis se preparam agora para votar a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), documento que servirá de base para a elaboração da LOA (Lei Orçamentária Anual). Têm prazo até o final de junho para concluir todo o processo, sem o que não poderão gozar de ‘merecidas’ férias, regiamente pagas pelo contribuinte, durante o chamado recesso parlamentar, em julho.
FALECIMENTO
Cumprindo seu primeiro mandato como vereador, Gilberto Tadeu de Freitas, mais conhecido por Sensei Gilberto, faleceu na terça-feira, depois de longo período de enfermidade. O parlamentar era filiado ao MDB, e assumiu a cadeira de titular originalmente pertencente a Fernando Brandão, que se tornou secretário municipal.
MESÁRIOS
Estão abertas as inscrições para voluntários que queiram atuar como mesários nas eleições deste ano. No total, Mairiporã vai contar com 1.000 pessoas. No site do TSE o interessado poderá se inscrever.