Bem diferente do que ocorreu ao longo de 2023, o próximo ano, próximo de começar, terá poucos feriados nacionais que possam ser prolongados. No total são 9, sendo 3 ligados aos finais de semana.
Isso significa que 2024 terá quase a metade de folgas estendidas comparado ao ano em curso, que teve 7 feriados prolongados. No próximo ano a ‘esticada’ na folga vai ocorrer nos dias 1º de janeiro (segunda-feira, confraternização universal), 29 de março (sexta-feira santa) e 15 de novembro (sexta-feira, proclamação da república).
Nacionais – Além das três datas citadas, os demais feriados nacional são: 21 de abril (domingo): Tiradentes; 1º de maio (quarta-feira): Dia Mundial do Trabalho; 7 de setembro (sábado): Independência do Brasil; 12 de outubro (sábado): Nossa Senhora Aparecida; 2 de novembro (sábado): Finados e 25 de dezembro (quarta-feira): Natal.
Os pontos facultativos são cinco: 12 de fevereiro (segunda-feira): Carnaval; 13 de fevereiro (terça-feira): Carnaval; 14 de fevereiro (quarta-feira): Cinzas; 30 de maio (quinta-feira): Corpus Christi e 28 de outubro (segunda-feira): Dia do Servidor Público.
Outros feriados, em nível estadual, são 9 de Julho, Dia da Revolução Constitucionalista, que será comemorado numa terça-feira (o que vai ensejar uma prolongação) e Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, uma quarta-feira. E mais dois municipais: 27 de março, uma quarta-feira, aniversário de Mairiporã e dia 15 de setembro, domingo, Dia da Padroeira da cidade.
A novidade é que 2024 terá um dia a mais no calendário, chamado de ano bisexto, quando o mês de fevereiro tem 29 dias. (Lúcia Helena/CJ – Foto: Reprodução/internet)