Calor excessivo faz demanda de energia bater recorde

As altas temperaturas registradas nos últimos dias fez com que a demanda de energia no país registrasse um novo recorde, segundo anunciou no início da semana o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ON).

De acordo com a divulgação, o Sistema Interligado Nacional (SIN) liberou 100.955 megawatts (MW) de energia, superando pela primeira vez a marca dos 100 GW.

A principal causa desse aumento no consumo de energia foi a intensa onda de calor que assola o Brasil. Essa situação climática está afetando a vida de moradores de 1.413 municípios em todo o país, conforme alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Os estados do Sudeste e regiões do Sul, Norte e Nordeste estão em alerta laranja, indicando perigo, devido ao registro recorrente de temperaturas de até cinco graus acima da média habitual por até cinco dias consecutivos.

Segundo o Inmet, essas altas temperaturas já afetam cidades em 13 estados brasileiros, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.

Além disso, outras 1.138 cidades estão em alerta vermelho, representando um “grande perigo”, pois os moradores deverão enfrentar o calor intenso por mais de cinco dias seguidos.

Essa já é a 8ª onda de calor do ano no Brasil, com previsão de temperaturas que podem ultrapassar os 42ºC. (Da Redação)