NÚMERO DE HOMICÍDIOS ASSUSTA
Os dados da criminalidade relativos ao mês de agosto, conforme divulgação das estatísticas da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SP), feita na segunda-feira (25), mostram que houve queda de 12% em Mairiporã, no total de ocorrências.
No comparativo entre janeiro e agosto deste ano, com o mesmo intervalo de tempo de 2022, também houve recuo, porém mais modesto, de apenas 3%.
Dos doze tipos de crimes avaliados mensalmente pela SSP-SP, em Mairiporã houve equilíbrio, com seis altas e seis quedas. No geral foram 1.071 registros nos oito meses de 2022, ante 1.039 neste ano.
Homicídios – O dado mais preocupante continua sendo o homicídio doloso, que alcançou a marca de 10 crimes contra a vida, enquanto no mesmo período do ano passado foram 6 ocorrências. E o mais grave é que em todo o ano de 2022, o total de homicídios foi de 7. Ou seja, até agosto, esse crime cresceu 70%, número jamais visto na cidade.
E a situação se torna mais preocupante, quando comparada com os outros quatros municípios da região: Caieiras contabilizou 1 homicídio este ano; Cajamar, 2; Francisco Morato e Franco da Rocha, 5 cada. Ou seja, Mairiporã praticamente tem quase o total de todas as outras cidades juntas.
Roubos – Quanto aos roubos e furtos (em geral e de veículos), Mairiporã conseguiu reduzir os registros em 27,7% nos roubos, e 3,1% nos furtos.
Em relação aos casos de estupros, foram 19 até agosto último, ante 23 no mesmo período do ano passado. Para especialistas, o constante aumento de registros desse crime indica que as vítimas demonstram mais confiança em procurar a polícia e denunciar os criminosos. (Da Reportagem)