As estatísticas de criminalidade referentes ao primeiro semestre deste ano em Mairiporã, divulgadas na última semana pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP), revelam um dado preocupante: o número de homicídios de janeiro a junho é praticamente o mesmo de todo o ano de 2022.
Ao todo, 8 pessoas foram assassinadas no município nos seis primeiros meses de 2023, ante 9 durante todo o ano de 2022 – apenas uma morte violenta de diferença.
No comparativo entre os primeiros semestres, o deste ano é mais assustador que de janeiro a junho do ano passado, aumento de 62,5%. Em 2023 foram 8 os registros, ante 5 no mesmo intervalo de tempo do ano anterior.
Segundo os especialistas, o homicídio doloso (quando há intenção de matar) não segue nenhuma lógica para aumentar ou diminuir os números, já que as motivações são diversas, indo de crimes passionais a acertos de contas, passando também pela impulsão de momentos de tensão.
Ainda de acordo com os analistas, os assassinos, diferentemente de outras modalidades de crimes, não têm um perfil pré-definido.
Tentativas – Também as tentativas de homicídio tiveram alta, com 4 registros no primeiro semestre, ante 3 no mesmo período em 2022, aumento de 75%. Em todo o ano passado, foram 5 casos de tentativa de homicídio. (Da Reportagem – Foto: Pixabay)