Algumas regiões do interior e da Região Metropolitana de São Paulo estão com alerta para baixa umidade do ar, com níveis críticos que requerem cuidados para a saúde, e provocam riscos de incêndios e aumentam poluição.
Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Defesa Civil estadual, nas regiões litorâneas e da Grande São Paulo o índice de umidade do ar pode cair a 20% no final de semana, como é o caso de Mairiporã. A OMS (Organização Mundial da Saúde) indica que a umidade abaixo de 60% é prejudicial à saúde.
Uma massa de ar seco deixa o tempo sem chuva na cidade hoje, com avanço do frio por todas as regiões do município, com temperatura ao amanhecer em torno de 10°C, sol aparecendo no final damanhã, céu limpo, com máxima podendo chegar a 25°C. A umidade do ar cai a 40% e ventos de até 16 km/h. Para amanhã a previsão é de nevoeiro ao amanhecer, com mínima de 11°C, tempo passando a ensolarado, máxima de 26°C e noite de céu limpo. A umidade do ar cai ainda mais, para 31%, o que pode trazer consequências às pessoas com problemas respiratórios. O vento também aumenta, a 17 km/h.
A segunda-feira abre a semana com frio mais intenso, 9°C, queda maior na umidade relativa do ar, 30°C, ventos de até 15 km/h, temperatura máxima que pode alcançar 24°C, sem previsão de chuva e sol no período da tarde. (Da Redação)