Não há como não elogiar o investimento feito para a contratação de jovens entre 16 e 18 anos na cidade durante os últimos doze meses. O montante ultrapassou os R$ 500 mil. O programa primeiro emprego deu a oportunidade desses quase 100 jovens desfrutarem da oportunidade de trabalhar nos mais diversos setores da municipalidade e adquirir uma experiência capaz de fazer com que possam entrar pela porta da frente no mercado de trabalho.
Em um quadro incoerente, nossos jovens buscam uma chance e se deparam com o critério da experiência para se candidatar às vagas. Como ter experiência se nunca trabalharam? Se estão começando agora, precisam mesmo é de oportunidade e esta oportunidade foi oferecida pela maior empresa do município, que é justamente a sua Prefeitura.
Tive a oportunidade de conduzir o cerimonial no início do projeto e nesta semana também fui o orador no encerramento. Legal demais acompanhar as grandes mudanças pelas quais a garotada vem passando. Interessante que os que representaram a turma e tiveram direito à fala durante a solenidade, justamente foram os que eram no início mais tímidos e que se achavam incapazes de discursar diante de alguém. Uma jovem inclusive compartilhou que sequer sabia como operar um programa de computador para formatar um texto ou elaborar uma planilha.
Lembro que na minha época, a passagem da adolescência para fase adulta, juro, não faz tanto tempo assim, havia muito poucas oportunidades. Embora pudéssemos ter naquele momento um registro profissional a partir dos 14 anos, o mundo ainda engatinhava quanto a tecnologia e novas aprendizagens. Eu fiz curso de datilografia, do qual lembro com saudade do rigor. E como foi importante ser exigido!
Este texto que os senhores leem está sendo digitado com velocidade que ficariam surpresos. Fruto das minhas horas diante da máquina de escrever e muito bem orientado pela professora Simone. Os equipamentos tinham as teclas pintadas e além disso, uma folha de sulfite escondia as mãos. A gente realmente aprendia. Era capaz naquela época de datilografar todo o alfabeto em aproximadamente 5 segundos. Se duvidar de mim, perde a aposta!
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico está preparando a segunda temporada para que novos jovens a partir de setembro também tenham a chance de receber uma bolsa pelo seu trabalho e fazer parte do time da prefeitura de Mairiporã. O que eles vão perceber com o tempo é que o maior tesouro recebido é o que aprendem todos os dias na convivência com os colegas, no atendimento à população e no prazer de realizar uma atividade que proporciona servir aos seus em uma posição de muita responsabilidade.
Nos tempos da tecnologia e mudanças e no mundo líquido que tanto falou Bauman, por aqui, ainda bem, estamos investindo em oportunidades para que os nossos jovens, a médio prazo, possam nos balcões das padarias, atrás das mesas dos escritórios, nos auditórios, tribunais e parlamentos, fazer a diferença não apenas de uma cidade melhor, mas de um mundo mais justo e preparado para uma vida digna e de paz.
Luís Alberto de Moraes – @luis.alb – Autor do livro “Costurando o Tempo – dos Caminhos que Passei”