Foco na segurança escolar

Enquanto fatos e registros sobre violência nas escolas eram restritos aos Estados Unidos, e as informações por aqui chegavam através de notícias de jornais, televisão e redes sociais, o assunto não parecia ter muita importância entre a comunidade escolar, que envolve professores, diretores, alunos, pais e trabalhadores do setor.

Tudo mudou com os recentes episódios de criminalidade em escolas brasileiras, que de certo modo obrigaram os governantes, de todas as instâncias, a classificar o assunto como prioridade máxima, cujo objetivo é dar, e em alguns casos devolver, a tranquilidade à sociedade.

É difícil prever quando um maluco qualquer, armando até os dentes, vai tirar a vida de colegas de sala de aula e de pessoas do convívio escolar. Mas tudo indica que os prefeitos, pelo menos, deram demonstração de vontade política em buscar soluções imediatas e se antecipar nas medidas que reforcem o ambiente amistoso que sempre existiu nas unidades de ensino.

Depois dos registros chocantes de assassinato de alunos e professores, o prefeito de Mairiporã se reuniu com o seu gabinete de gestão gestão integrada, que reúne as forças de segurança da cidade, mais os pais e responsáveis pelos alunos, além dos dirigentes do ensino local, para discutir um plano que proteja a integridade daqueles que diariamente se encontram nas escolas.

O objetivo único é assegurar a tranquilidade dos estudantes e seus mestres e passar aos pais e familiares a confiança de que todos estarão seguros nas salas de aula.

O plano discutido entre as autoridades locais, embora não tenha sido divulgado em suas minúcias, está em andamento e certamente deverá contemplar a instalação de câmeras em todas as escolas, além do chamado ‘botão do pânico’, de modo que as forças policiais possam ser acionadas e respondam imediatamente em caso de emergência.

Assim como tem feito em outras áreas da administração pública, o prefeito Aladim deve incentivar e propiciar mecanismos que se mostrem eficientes na segurança de todos e que tragam tranquilidade àqueles que enviam seus filhos às escolas. Neste momento, ter olhos mais atentos à segurança da comunidade escolar, sem dúvida é um carimbo de gestor eficiente e atento às necessidades de toda a comunidade.

Isso é fundamental para que nas escolas o direito de aprender com tranquilidade esteja garantido.