Procura para vacina da gripe está muito baixa; só 4,46% foram imunizados

A procura nas unidades de saúde do município pela vacina contra a gripe está baixa. A Campanha Nacional Contra a Gripe teve início no dia 10 de abril, e até agora apenas 1.216 pessoas foram imunizadas. Em Mairiporã 35.990 pessoas fazem parte dos grupos preconizados para tomar a vacina na rede pública de saúde, e grupo com maior a maior imunização são os idosos com 7,28% dos 14.173 que devem ser vacinados.

A Secretaria Municipal de Saúde fez um alerta para que a população se vacine. Segundo dados do Ministério da Saúde, o aumento de casos de influenza registrados nos últimos anos reforça a importância da vacinação para evitar casos graves e mortes, principalmente naqueles com maior risco. De acordo com o órgão, em 2021, a queda no índice de vacinação refletiu em apenas 72% do público alvo vacinado. No ano passado, a queda foi ainda maior e a cobertura vacinal atingiu 68%. Já o número de mortes pela doença aumentou 78% nos últimos dois anos.

O imunizante deste ano é composto por duas cepas do vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e por uma cepa do tipo B (Linhagem Victória). Como qualquer imunizante, o sistema imunológico é estimulado a produzir defesa contra o vírus. Dessa forma, é comum a pessoa ter uma sensação de dor no corpo ou febre baixa, eventualmente.

Nos demais grupos, a vacinação é baixa na cidade: crianças (1,27%); gestantes (2,76%); puérperas (1,6%) e trabalhadores da saúde (2.2%). (Lúcia Helena/CJ – Foto: Pixabay)