A vacinação contra o Influenza (gripe) em Mairiporã começa na segunda-feira (10) e, diferentemente de anos anteriores, todos os públicos-alvo contemplados podem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) desde o primeiro dia. Nas outras edições a campanha era ampliada gradativamente, até alcançar todos os grupos prioritários.
Todas as unidades aplicarão a vacina de segunda a sexta-feira, das 8h às 16 horas, e o término da campanha está previsto para o dia 31 de maio. Ainda não há definição de um dia específico para o “Dia D”, que costuma ocorrer em um sábado.
A vacina ofertada é composta por três tipos de cepas do vírus influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B). Para adultos, é aplicada dose única. Crianças abaixo dos nove anos de idade, se estiverem tomando a vacina pela primeira vez, recebem duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas. A vacina contra a Influenza (gripe) pode ser aplicada juntamente a outros imunizantes, inclusive o da covid-19.
De acordo com o Ministério da Saúde, a meta é imunizar 90% de cada um dos grupos prioritários e podem se vacinar pessoas que tem 60 anos ou mais; Trabalhadores da saúde (comprovar atuação na área); Crianças (6 meses a 5 anos); Gestantes; Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); Povos indígenas; Professores e demais trabalhadores da educação (comprovar atuação); Pessoas com comorbidades; Pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros; Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; Trabalhadores portuários; Forças de segurança e salvamento; Forças armadas e Funcionários do sistema de privação de liberdade.
Mairiporã – O total de pessoas no município ainda não foi divulgado, mas o número não será muito diferente do ano passado, 35.868, porém naquela oportunidade nem a metade recebeu a dose da vacina.
Sobre a campanha, o secretário municipal da Saúde, Raphael de Souza, disse: “O importante na campanha deste ano é que todos os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde já podem procurar a vacina desde o primeiro dia, então não será preciso esperar pela troca de etapa. A vacina protege contra o surgimento de complicações respiratórias, por isso é tão importante que todos que estão contemplados procurem uma UBS a partir de segunda-feira”. (Lúcia Helena/CJ – Foto: Correio Imagem)