Os gastos do consumidor com a Páscoa este ano deverão ser menores. Isso se deve ao custo do chocolate, cada vez mais caro, que nos últimos doze meses subiu 13,61%, conforme o IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo).
A reportagem do Correio Juquery fez um levantamento nos três primeiros dias desta semana, sobre o consumo na Páscoa, acerca dos hábitos de compra e as expectativas para este ano. A Páscoa será comemorada no dia 9 de abril.
Os dados revelam que 65¨% dos entrevistados disseram que não pretendem comprar ovos de Páscoa, porém 79% disseram que vão comprar chocolate, nas suas mais variadas formas.
Tíquete – Outra questão levantada é que o consumidor pretende economizar na hora de comprar, e a maioria (64%) disse estar disposta a gastar no máximo R$ 100,00. Outro valor médio do tíquete, de até R$ 50,00, foi citado por 23% dos entrevistados.
Dos 345 mairiporanenses que participaram do levantamento, 44,3% disseram que não pretendem comprar ovos, citando o preço alto como justificativa. Outros 18,7% vão dar preferência a barras de chocolate e bombons, alternativas mais baratas e que também servem para não deixar a data passar em branco. Esse recorte evidencia que a qualidade/marca é substituída pelo menor preço. (Lúcia Helena/CJ – Foto: Arquivo/ABR)